Compartilhe:

08/11/2018

Dr. Condomínio orienta moradores sobre casos de síndico

Dr. Condomínio orienta moradores sobre casos de síndico

"Por lei, o síndico deve ser escolhido em assembleia e pode ser uma pessoa que não seja morador. O mandato do gestor condominial não pode ser superior a dois anos, mas pode ser renovado"

 

Como em uma cidade, o condomínio também passa por eleições periódicas para eleger o síndico do lugar. Em geral, a troca de gestor condominial acontece a cada um ou dois anos, de acordo com a convenção. Ele é eleito em uma assembleia formada por moradores. E o que fazer quando o atual síndico não aceita perder a candidatura e foge com documentos importantes? Foi o que aconteceu em um condomínio no Paranoá, em outubro deste ano.

 

O consultor condominial, Dr. Condomínio Aldo Júnior, explica que em casos extremos, como que aconteceu no condomínio Entre Lagos, no Paranoá, os moradores podem acionar a polícia e até a Justiça, se for preciso. “Tentar dialogar e conversar é sempre a melhor opção, mas existem situações que precisam da ajuda de autoridades para serem resolvidas”, explica o Dr. Condomínio. “No caso citado, o síndico feriu várias normas ao sumir com a ata de presença da assembleia e outros documentos do condomínio”, completa.

 

Por lei, o síndico deve ser escolhido em assembleia e pode ser uma pessoa que não seja morador. O mandato do gestor condominial não pode ser superior a dois anos, mas pode ser renovado. A depender da convenção do condomínio, o síndico pode ter direito a um salário e pode ficar isento da taxa condominial.

 

A lei ainda prevê a eleição de um conselho consultivo e determina que, mesmo em prédios em que exista “rodízio” das funções entre os moradores, deve haver uma eleição para legitimar o processo.

 

Sobre Dr. Condomínio – O Dr. Condomínio, Aldo Junior, é diretor-geral da JR Office Assessoria Condominial e se tornou conhecido pela vasta experiência em gestão condominial, palestrante renomado sobre temas condominiais em todo o País. Ele estudou Direito, é contabilista, consultor condominial há 30 anos, coordenador-geral e promotor de grandes eventos nacionais como a Unasíndico e o ciclo de palestras condominiais. Ele também é colunista da Franquia Nacional do Jornal do Síndico em 23 estados, dos portais Síndiconet e Universo Condomínio. Em Brasília, Aldo é editor-geral da Folha do Síndico DF.

 

Sobre a JR Office – A JR Office Assessoria Condominial com sua inteligência em serviços condominiais foi fundada em 1988, em Brasília, e tem 29 anos de experiência exclusivamente na área condominial. O grupo, que tem sede no SIA Trecho 4 e filial em Águas Claras, atende tanto condomínios residenciais, comerciais e abrange dois pilares de sustentação da administração condominial: transparência na prestação de contas e eficiência na cobrança.

 

Serviço

 

Dr. Condomínio orienta moradores sobre caso de síndico que fugiu com ata de assembleia, após perder eleição
Canal do dr. Condomínio, no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLBt4K7oZt0WypW2ttkcxyA
Site: http://www.jroffice.com.br

 

Foto: Divulgação

 

Fonte: Portal aqui tem


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: