Síndico profissional: Uma carreira empreendedora

O termo “empreendedorismo” deriva da palavra francesa entrepreneur que significa identificar uma oportunidade e assumir os riscos de implantar.
Você escolheu ser um síndico profissional porque viu a oportunidade de ser seu próprio patrão motivado pelo sonho de ter um negócio próprio e ganhar uma excelente remuneração por isso. A sindicatura é uma opção de carreira e também uma das formas de aplicar o empreendedorismo.
Talvez você ainda não tenha percebido que ser síndico profissional é ser empreendedor, então tenha o ato de encarar a sua própria carreira como um empreendimento.
Provavelmente, você está se perguntando: o que devo fazer para me preparar e tomar as rédeas dessa minha carreira como um empreendedor?
O seu desafio nessa carreira empreendedora esbarra em dois tipos de competências: técnicas e comportamentais. As técnicas estão diretamente relacionadas com a área de atuação, gestão e mercado, esta você aprendeu quando adquiriu conhecimento e capacitação, evidentemente, precisa seguir aprimorando-se, estar em aprendizado contínuo. As habilidades comportamentais exigem desenvolvimento. E é exatamente nesse ponto que você precisa ter seu foco.
O ponto de partida é o desenvolvimento da mentalidade empreendedora, uma competência comportamental importante e pode ser alcançada a partir do momento que você foca no que precisa fazer para sua carreira e, por consequência, isso trará prosperidade ao seu negócio. A mente empreendedora tem a ver com atitude, afinal empreender é a arte de fazer acontecer.
Como desenvolver a mentalidade empreendedora?
- Autoconhecimento: Use a matriz SWOT para fazer uma análise das suas forças e fraquezas (internas), oportunidades e ameaças (externas) para descobrir suas capacidades, talentos e onde pode ser melhor. Também para prevenir-se de ameaças e enxergar oportunidades, característica principal da mentalidade empreendedora.
- Encontrar seu diferencial: Faça uma lista das suas habilidades, paixões e possíveis oportunidades que você percebe no mercado condominial. Sugiro que ao fazer esta lista enumere 10 itens de cada um destes pontos: Habilidades (o que sabe fazer), Paixões (o que ama fazer) e possíveis soluções que percebe no mercado (o que serve para os condomínios e para ter mais possibilidades observe empresas fora do mercado condominial, busque modelar e veja o que é possível adequar e trazer para os condomínios e até mesmo para a sua carreira e negócio). A união destes três elementos irá caracterizar o diferencial para sua escalada empreendedora.
- Planejamento e execução: A arte de fazer acontecer envolve estes dois movimentos, planejar e executar. Um planejamento estratégico da sua carreira alinhado com seu plano de negócios é a diferença entre os que têm sucesso em seus empreendimentos.
Lembre-se: Você não é empregado de condomínio e sim o gestor, um prestador de serviço especializado. Portanto, desenvolva o pensamento empreendedor e assuma a posição de líder da sua carreira e negócio.
Uma pitada de sorte e bom trabalho na sua carreira empreendedora!
Denise Gensas
Consultora Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional
Idealizadora e coordenadora do Síndico Profissional Talks